no ar desde 1998

 

Meu Cão é Normal???


Essa é a pergunta que todo o dono de cão se faz, no momento em que o cão começa a ter um comportamento estranho. O problema é que o que parece estranho para nós (humanos) pode ser absolutamente normal no reino animal, ou mais especificamente no mundo canino. Tudo é uma questão de saber o que leva um cão a ter um determinado comportamento, ou o que ele significa dentro desse universo.

Selecionamos aqui as perguntas mais freqüentes dos internautas, ou melhor dizendo, os comportamentos esquisitos mais comuns entre os nossos cães.


1) Meu cão tem algum distúrbio de sexualidade?
Machos que montam em outros machos como se estivessem cruzando; Fêmeas que montam em machos e até mesmo em outras fêmeas; Cães (de ambos os sexos) que montam nas pernas dos donos e/ou das visitas; Cães (de ambos os sexos) que montam em “braços” de sofás; em bichinhos de pelúcia, etc. Isto é normal? Esse comportamento vai melhorar se ele(a) cruzar?

Essa imagem de um cão montando no outro nos trás sempre a idéia de algo relacionado à sexualidade, porém nem sempre é isso que esse gesto significa. Quando um cão monta no outro, ele está mostrando sua liderança. O cão que monta é o líder. Sempre que temos muitos cães juntos, seja momentaneamente ou num estado permanente, temos a necessidade que esse grupo se organize hierarquicamente. Para isso teremos o chefe e os subordinados. Os cães que “se candidatam” a essa liderança começam a montar nos outros, deixando clara a sua superioridade. Já aqueles que não aceitam a liderança desse ou daquele cão, não permitirão que esses lhe subam às costas. Ou seja: montar significa dominância!

Existem cães que têm esse mesmo comportamento com humanos. Seja com seus donos, ou com as visitas que chegam à casa, estes cães adoram montar nas pernas alheias. Normalmente o dono acredita que seu cão esteja se masturbando, nesse até mesmo nos casos em que o cão ainda não teve desenvolvimento sexual. Mais uma vez estamos falando de um problema de dominância, e não de sexualidade. O cão que monta no dono está mostrando a este dono que quem manda na matilha é ele cão. O problema é que raramente este dono entende o recado corretamente, e lida com a situação como se fosse só um comportamento desagradável do cão.

O que fazer quando o cão se comporta assim?

A grande maioria dos donos reprime este comportamento de forma bastante indiscriminada. No entanto, é importante saber quando reprimir. Este gesto entre os cães é normal, e ajuda um grupo a se organizar, portanto a não ser que o ambiente esteja muito agressivo, e que isso possa gerar uma guerra, deixe que eles se entendam. Se, no entanto, o cão monta num humano ou num objeto da casa, reprima! Cães muito dominantes devem ser educados para aceitar o dono como líder da matilha. Para saber mais sobre essa questão de liderança, leia os artigos “A Importância da Liderança” e “Quem é o Chefe?”.

2) Porque meu cão não me obedece?

Existem algumas razões para que um cão não obedeça ao dono: o dono não se impôs como líder; o dono não soube fazer com que o cão associasse o ato de obedecer a alguma coisa agradável; não ficou claro para o cão o que seu dono quer dele. Em outras palavras, o dono e o cão “não estão falando a mesma língua”, eles não se entendem.

Para resolver este problema é preciso mudar a relação deste dono com o cão de forma a que fique a melhor possível: o dono manda e o cão obedece. Leia os artigos que tratam de liderança “A Importância da Liderança” e “Quem é o Chefe?” para entender um pouco melhor como essa nova relação com o seu cão deve se estabelecer. Leia também os artigos sobre adestramento virtual, onde está bem explicado como ensinar comandos aos cães. Comece com um comando só (o VEM, por exemplo). Trabalhando um pouquinho todo dia, as coisas irão melhorar bastante.

3) Por que o meu cão puxa as roupas do varal?

Essa é uma das brincadeiras que os filhotes mais gostam. É uma tentação e tanto ver uma roupa balançando ao vento sem tentar pegá-la. Na verdade esse tipo de brincadeira treina o filhote para a caça. O cão domesticado, mesmo que tenha refeições regulares, irá desenvolver suas habilidades para a caça da mesma forma que seus irmãos selvagens. Tentar pegar as roupas voando precisa de um bom treino: é preciso dar o bote na hora certa, e no tempo certo, senão perdemos a “caça”.

Como resolver?

Pegue um pano velho (que possa ir parar na boca de seu cão) e amarre na ponta dele uma linha. Na outra ponta dessa linha prenda algumas latas de refrigerante VAZIAS. Coloque o pano no varal de forma que as latas fiquem escondidas. Quando ele puxar o pano, as latas cairão fazendo um grande barulho, assustando-o. Isso fará com que ele tenha medo de puxar outra roupa.

4) Meu cão tem algum desvio de comportamento?
Cães que matam o coelho da casa, o passarinho, o hamster, etc. Será que meu cão é muito agressivo? É louco? Assassino? Se ele tem comida à vontade, matar para que?

Apesar dos cães viverem com os humanos há muitos séculos, há certas características de sua vida selvagem que não se perderam. Cães são animais caçadores, e quando são filhotes é absolutamente normal que eles cacem. Pássaros e roedores são presas naturais de um cão. Para ele não existe diferença entre um passarinho qualquer, e aquele que morava em sua casa: todos são presas para ele. Não há maldade alguma nisso! É instinto! Isso nada tem a ver com qualquer desvio de comportamento. Faz parte do amadurecimento de todo cão aprender a caçar.

Como lidar com este comportamento?

Este comportamento é normal, e como tal deve ser encarado. O que podemos fazer é evitar ter coelhos, e outros roedores, como bicho de estimação. Na primeira oportunidade, o cão caçará. É inevitável! Quanto aos pássaros, devemos evitar, também, os que não ficam em gaiolas.

Coleira Anti-Latido Smart
Faça seu cachorro parar de latir mesmo quando você não está em casa. Sem choques ou crueldade.

5) Meu cão sai na rua, late para todo mundo, e para todos os cães. Isso é normal?

Isto é o caso típico do cão que não foi socializado. Ou seja: o cão que não foi acostumado a sair na rua; lidar com outros cães; e lidar com outros humanos que não os seus donos. Leia mais a respeito deste tema na matéria sobre Socialização.

6) Porque meu cão adora mexer no lixo, se ele tem sempre comida. Será que ele tem fome?

Grande parte da dieta dos canídeos é de carniça. Mexer na lata de lixo é como pegar uma velha carcaça na floresta. Em outras palavras: para nossos cães, o lixo doméstico ainda contém muito alimento para ele. É quase um banquete!

Como resolver?

Comprando uma lata de lixo que seu cão não consiga abrir.

7) Meu cão está comendo cocô. Isto é normal?

Nem todo cão come cocô, mas isto é bastante comum. Isto é chamado de coprofagia. Este tema já foi abordado na matéria “Porque os cães comem fezes”.

8) Como um cão mais velho aceitará um novo cão na casa?
Tenho um cão de 4 anos, e ganhei um filhotinho. Será que meu cão mais velho vai aceita-lo? Como fazer para que eles se dêem bem? Será que ele pode bater no pequeno? Ele pode matá-lo?

Cães são animais que vivem em bando. O normal é eles aceirarem a chegada de outros membros na matilha. No entanto, nós precisamos deixar que eles se entendam sozinhos. Leia a esse respeito na matéria “Melhorando a convivência entre 2 cães na mesma casa”. Agir corretamente é fundamental para que essa relação entre os cães dê certo.

9) Meu cão não levanta a patinha para fazer xixi. Isto é normal?

Os filhotes machos não nascem “levantando a perninha” para fazer xixi. Enquanto não amadurecem sexualmente, os machinhos fazem xixi da mesma forma que as fêmeas: se agachando. Existem alguns machinhos que realmente demoram mais que os outros para começarem a levantar a perna, mas até atingirem a idade adulta eles aprenderão.

10) Meu cão gosta de lamber as paredes. Ele é maluco?

Isso não é maluquice. Isso pode, inclusive, mostrar certas deficiências de alimentação do seu cão. Leia a respeito na matéria “Seu cão come grama ou lambe paredes?”.

Leia ainda: 
Manual do Filhote
- dicas para educar bem seu filhote
Adestramento
- dúvidas frequentes
Veja como ensinar os comandos básicos ao seu cão nos textos:  Senta - Deita - Aqui - Andando Junto - Não Pula

Boa sorte!

Maíce Costa Carvalho, adestradora
maice@dogtimes.com.br

 

   

Veja como praticar sua liderança e ensinar ao seu cão o que você quer dele, lendo as matérias sobre adestramento:

- senta
- deita
- vem ou aqui
- não pula
- não morder
- andando junto

Leia também: Manual do Filhote - tudo o que você precisa saber para educar bem o seu filhote.

Fale com a Gente

 
  Compartilhe
o Dogtimes
 

 

 


Voltar ao topo da página


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.