no ar desde 1998

 

Cuidados com o Verão


calor.jpg (3136 bytes)O verão está aí e nossos amigões precisam de alguns cuidados especiais para não sofrer muito com o calor. Leia abaixo um texto bastante interessante que foi publicada no Jornal Folha de São Paulo sobre o assunto e dicas sobre o quê fazer (e não fazer) durante este período.


"Cachorro-Quente em SP"

Para os cães, "morrer de calor" não é uma força de expressão, mas algo que realmente pode acontecer. Nas últimas semanas, a temperatura em SP, que ultrapassou os 35ºC, levou inúmeros cães, principalmente Sheep Dogs, Poodles e Collies, a pronto-socorros veterinários. Os sintomas do "estresse térmico" eram respiração ofegante, letargia e, às vezes, vômito.

Os cachorros sofrem mais com o calor do que os homens porque não transpiram por meio da pele. A manutenção da temperatura do corpo é feita pelo suor.

calor.jpg (3136 bytes)"Quanto mais quente, mais ofegante fica a respiração do cachorro", diz o veterinário Marcelo Migliano, da Clínica Faria Lima.

Além da respiração ofegante, o Dog Alemão Romel, 11, tinha parado de comer por causa do calor quando sua dona, a professora Denise Massoco, resolveu levá-lo à clínica veterinária,

"Ele foi medicado, tomou soro e agora só fica deitado dentro de casa em frente ao ventilador", afirma ela.

De acordo com Migliano, a maioria dos casos de cães que vão parar no hospital acontece nos finais de semana. "Geralmente o dono leva o cachorro para passear no Ibirapuera no horário que o sol está muito forte, caminha uma longa distância e o animal nem sempre aguenta", diz o veterinário.

Durante um passeio, aos primeiros sinais de cansaço do cão, como deitar no chão, é melhor oferecer água e esperar o bicho descansar na sombra antes de continuar a caminhada. Segundo o veterinário, um Labrador chegou a morrer este mês de síndrome de exaustão, depois de ter ficado mais de uma hora correndo e brincando embaixo do sol escaldante.

calor.jpg (3136 bytes)A síndrome da exaustão ocorre quando um animal faz exercício além de sua capacidade física, aliado a um aumento da temperatura do corpo (hipertermia), o que ocasiona uma disfunção cardiorespiratória ou desidratação, que pode matá-lo.

"Prefira passear com o cachorro à noite ou pela manhã nos dias quentes", orienta Migliano. Com a alta temperatura os cachorros também perdem o apetite e procuram ficar em lugares frescos com pisos frios.

Uma esguichada de água para refrescar é uma boa idéia, mas banhos diários não são recomendados. "O excesso de banhos pode tirar a oleosidade natural da pele no animal acarretando problemas dermatológicos", explica Migliano.

calor.jpg (3136 bytes)O professor de clínica de cães e gatos, Aparecido Antonio Camacho, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da UNESP, afirma que o banho só é indicado quando o cão está sujo. "Para cães de pelo longo, são indicados banhos semanais. Para os de pelo curto, a cada 15 dias".

Não se esqueça se sempre deixar água fresca disponível e cuidar para que seu cão não queime as patas no asfalto quente.


Para os cães de pêlo longo, é recomendável fazer uma tosa de verão (seguindo o padrão da raça), para que o cão não sinta tanto calor.

Uma vez que as pessoas normalmente dão banho com maior frequência nesta época, não terão o problema de o pêlo ficar embolado, não é conveniente deixar que o pelo seque ao vento só porque o dia está quente, pois com o tempo isto irá acarretar em problema de pelagem.

Deixe sempre água fresca para o animal e em local sombreado.

Evite de passear com o animal nos horários de maior calor, mesmo que na praia, pois o asfalto fica muito quente e pode causar queimaduras nas palmilhas palmares e plantares

 

   

Veja como praticar sua liderança e ensinar ao seu cão o que você quer dele, lendo as matérias sobre adestramento:

- senta
- deita
- vem ou aqui
- não pula
- não morder
- andando junto

Leia também: Manual do Filhote - tudo o que você precisa saber para educar bem o seu filhote.

Fale com a Gente

 
  Compartilhe
o Dogtimes
 

 

 


Voltar ao topo da página


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.