no ar desde 1998

 

Quando as estrelas latem
Os cães no cinema (filmes) e seriados

 


Desde o começo do Times recebemos muitas sugestões para as nossas matérias e, na medida do possível, vamos atendendo a todas elas. Mas, poucas foram tão recorrentes quanto fazer uma matéria especial sobre a participação dos cães no mundo das artes. E, como não é pouca coisa, resolvemos dividir os nossos personagens. Nesta primeira parte, os principais (se é que não esquecemos de ninguém...) artistas caninos em filmes e seriados de TV!

Se você tem alguma outra dica, mande um email para a gente!

EN00499A.gif (2449 bytes)Filmes

101.jpg (16385 bytes)

101 Dálmatas (o filme), 1996
(101 Dalmatians)
Direção: Stephen Herek.
Elenco: Joan Plowright, Joely Richardson, Mark Williams, Glenn Close, Jeff Daniels, John Benfield, John Shrapnel, Hugh Laurie, Tim McInnerny, Hugh Fraser, Michael Percival, Neville Phillips, John Evans, Andrew Readman, John Peters, Bill Stewart.
Comédia infantil campeã de bilheteria em todo o mundo. Glenn Close destaca-se por sua perfeita caracterização da vilã Cruella De Vil (ou Cruela Cruel, como ficou conhecida no Brasil), aquela que seqüestra os cachorrinhos com a vil intenção de fazer um casaco de pele.
102 Dálmatas, 2000
Nesta fábula completamente nova, Cruela De Vil (Glenn Close) é libertada da prisão por bom comportamento, prometendo que nunca mais iria querer nada com peles. Entretanto, ela não consegue manter sua palavra, e logo começa a bolar planos mirabolantes e ferozes para conseguir seu casaco de pele de dálmata. Aventura e diversão chegam ao máximo quando Cruela e os cães aprontam mil e uma em Paris nesta nova comédia de ação da Walt Disney Pictures "102 Dálmatas."
Amigos para Sempre, 1991
Título original: Far from Home: The Adventures of Yellow Dog
Estudio: Twentieth Century Fox
Após uma tromenta no oceano Pacífico, garoto se perde de sua família e conta apenas com a ajuda de seu fiel cachorro para sobreviver

whitedog.gif (12593 bytes)

O Amor é para Sempre, 1993
(To Dance With the White Dog)
Direção: Glenn Jordan.
Elenco: Christine Baranski, Frank Whaley, Hume Cronyn, Jessica Tandy, Terry Beaver, Harley Cross
Drama feito para televisão. A atriz Jessica Tandy é a falecida esposa cujo espírito encarna num cachorro para poder proteger seu viúvo. A história é baseada no romance de Terry Kay e adaptada por Susan Cooper.
Amores Brutos, 2000
Filme mexicano, Amores Perros, fez grande sucesso no mundo inteiro. Há três histórias bem definidas e que são interligadas pelos cães. O filme é pesado e mostra o horror e a violência dos cães de rinha. 
Em Amores Brutos, os cães são companheiros, apaixonados, vítimas e assassinos, refletindo toda a gama de ações dos humanos ternos e embrutecidos.
Antartida, 1985
Baseado em fatos 'reais'. Conta a história de um grupo de cães que em 1958 foi acidentalmente abandonados na Antártida. Em temperaturas que chegam a 50 negativos, os cães lutam para sobreviver. Este filme bateu recordes de bilheteria no Japão, país de origem do diretor.
Aventuras de um Cachorro, 1995
(It's a Dog's Life)
Direção: Herman Hoffman.
Elenco: Edmund Gwenn, Jeff Richards, Jarma Lewis, Dean Jagger.
Drama infantil em que um cachorro conta sua própria história: ele é um vira-lata qualquer, vive perambulando pelas ruas, mas tira a sorte grande quando vai parar numa bela e confortável fazenda.
Babe (1995) e Babe - um porquinho atrapalhado na cidade (1998)
No primeiro filme, os cães Rex e Fly são border collie.
No segundo filme, o porquinho é levado para uma feira na cidade grande pelas mãos da Sra. Hogget, cujo marido, o fazendeiro Hogget (James Cromwell), acaba de sofrer um acidente envolvendo o poço da fazenda. Esta desculpa inconsistente serve de trama. Na cidade, o porco envolve-se com uma fauna urbana de ratos, cães, gatos (perfeitamente captados na essência) e macacos integrantes de um espetáculo estilo cirque du soleil, onde o dono é Mickey Rooney. Os ratinhos cantores do primeiro filme vão clandestinos na bagagem e o pato (que sempre quis roubar o trabalho do galo, nas manhãs) tenta seguir o avião.
No segundo filme existem diversos cães... os mais importantes são: um Jack Russel (Flealink), um Mastim Napolitano (Alan), Bull Terrier (PB), Bulldog (Nigel), Poodle (Pink) e o Beagle (Snoopy).

Os Batutinhas, 1994

Este filme muito divertido nos mostra uma turma de crianças dispostas a manter seu clube a todo custo, evitando se envolver com a coisa que eles mais odeiam, as meninas.

Mas o fogo queima seu clube e eles precisam arranjar dinheiro para reconstruí-lo, ao mesmo tempo em que um deles se apaixona pela menina mais bonita da cidade.

É claro que não podia faltar o bandido, que neste caso é o menino riquinho da cidade que tenta fazer de tudo para estragar a vida deles.

beethoven.-cpjpg.jpg (14926 bytes) Beethoven 1 e 2
Filhote de São Bernardo é adotado por família de classe média, contra a vontade do pai, que prevê encrencas. Humor infantil produzido por Ivan Reitman (Os caça-fantasmas) e destinado a quem é apaixonado por cães.

No segundo episódio, o cão Beethoven encontra uma namorada e vira pai de 4 filhotes até que sua amada é levada para outra cidade.

No terceiro episódio, de 2000, Beethoven se envolve com os Newton, que estão atravessando o país para uma reunião de família.

benji.jpg (16817 bytes) Benji, 1988
Conta a história de Benji, um cão mestiço e que se perde no meio das Montanhas Rochosas.

Enquanto seu dono o procura, o cão salva 4 pumas, cuja mãe tinha sido morta por um caçador. O 'cão-ator' Benji foi dirigido pelo seu próprio dono 'na vida real'.

airbud_0212.jpg (4730 bytes)

Bud - O cão amigo e Air Bud 2

Aventura. Menino solitário encontra um cão que fugiu de seu antigo dono, um palhaço. Tornam-se inseparáveis amigos sendo que o cão começa inclusive a participar dos jogos do time de basquete em que joga o menino. O ex-dono re-encontra o cão e o quer de volta. O cão protagonista morreu após as filmagens e a continuação (Air Bud 2) é estrelada por um filho do cão original.

Para saber mais: http://www.airbud.com/ - e trata-se de um Golden Retriever

Caninos Brancos, I e II
Walt Disney
Baseado no livro de Jack London, relata a história de um cão-lobo valente do Alasca, que nunca havia sido derrotado em uma briga até quase perder a vida em um duelo contra um bulldogue. Depois disso, ele é vendido a um homem com quem aprende o significado do amor e uma vida diferente daquela gelada do extremo norte canadense.
O segundo episódio aborda a antiga profecia indígena que conduz Caninos Brancos e seu dono para uma missão de salvar a vida de uma pacífica tribo. Mas muitos contratempos eles irão Ter e nada menos que Caninos Brancos para salvar e ajudar a enfrentar esses desafios, e assim cumprir a lenda.
O cão que 'representa' o cão-lobo é um Malamute do Alasca.
Cão Branco, 1982
Direção: Samuel Fuller
Conta a história de um cão, que, por influência dos antigos donos, persegue e mata negros. Mostra até que ponto pode chegar a influência nefasta de uma pessoa sobre um animal.
Como Cães e Gatos, 2001

Direção: Lawrence Guterman
Sem o conhecimento dos humanos, os cachorros vêm há centenas de ano combatendo os gatos, que pretendem dominar os homens e tratá-los como verdadeiros tiranos. Porém, quando um gato chamado Sr. Tinkles (Sean Hayes) inicia um plano que irá acabar com a população de cães que protege os humanos, uma equipe de agentes caninos e um leal filhote chamado Lou (Tobey Maguire) decidem proteger a humanidade e livrá-la da escravidão que os gatos desejam impôr a eles. Neste filme são vários cães de raças diferentes: Beagle (Lou), Pastor da Anatólia (Butch), Chinese Crested (Peek), Old English Sheepdog (Sam), Saluki (Ivy), Bloodhound (Buddy), Pinscher Miniatura, Mastiff Inglês e um Pastor Alemão.
Um Craque Animal, 1998
(Soccer Dog: The Movie)
Direção: Tony Giglio.
Elenco: James Marshall, Olivia d'Abo, Jeremy Foley.
Garoto solitário e apaixonado por futebol, um dia encontra um cachorrão. Viram amigos e ele descobre que o cachorro é o verdadeiro craque do esporte. Para público infantil/juvenil.
O cujo
Baseado num romance de Stephen King. Conta a história de um São Bernardo mordido por um morcego-vampiro, que passa a espalhar o terror por uma pequena cidade. Acaba fazendo reféns uma mulher e seu filho que se protegem dentro de um carro.
Didier, Homem Pra Cachorro, Fr, 1996, Comédia

Os franceses são apaixonados por cachorros. São apaixonados por futebol e são apaixonados por cinema. Didier, Homem para Cachorro leva as duas primeiras fixações a sério. Um sujeito ganha o cachorro (o labrador Eliot) de uma amiga. Como todo dono de cachorro, Jean-Pierre fica bobo e começa a achar que seu bicho de estimação é gente. É aí que entra o pulo do gato desta produção francesa de 1996. O cão passa a ser vivido por Alain Chabat, que também dirigiu o filme. Ele está impressionante no papel de labrador. Mais expressivo que Stalone na série Rambo. O único problema dessa comediazinha francesa é uma longa cena de futebol gravada no Parc des Princes, estádio de péssimas recordações para qualquer brasileiro.

DIREÇÃO: ALAIN CHABAT. COM: JEAN-PIERRE BACRI, ALAIN CHABAT E ISABELLE GELINAS.

Digby - o maior cão do mundo
Sheepdog toma um preparado e não pára de crescer. Comédia.
Dr. Doolittle 1 e 2
Médico (Eddie Murphy) respeitado tem um casamento feliz e duas filhas, mas uma noite ele quase atropela um cachorro e ouve o animal ofendê-lo. Deste momento em diante o dom de falar com os animais que tinha quando era criança retorna. Após curar a asa de uma coruja, a notícia se espalha rapidamente entre os animais e logo diversos "clientes" querem ser atendidos por ele. Em virtude disto a situação fica bastante complicada e ele é internado, pois suspeitam que está louco. Assim, precisa arrumar um meio de ter alta do sanatório e retomar seu ritmo normal de vida o mais rápido possível, mas diversos contratempos vão atrapalhar o médico. O personagem canino principal é o vira-lata Lucky.

tomhanks.jpg (16264 bytes)

Uma Dupla Quase Perfeita, 1989
(Turner & Hooch)

Elenco: Tom Hanks, Michel Serrault, Craig T. Nelson, Michel Galabru, e o cão Beasley.
O cinema americano tem muitos exemplos de duplas de policiais, explorando a diversidade entre os parceiros. Em Uma Dupla Quase Perfeita o acompanhante de Scott (Tom Hanks) é um cachorro babão e atrapalhado, que muda a rotina do perfeccionista policial. Como o cachorro é a principal testemunha de um crime, Scott precisa conviver com ele.

O cão do filme é um Dogue de Bordeaux

Feito Cães e Gatos, 1996
Abby Barnes (Janeane Garofalo) é uma veterinária que trabalha como apresentadora em um talkshow no rádio, onde fala sobre os cuidados que se deve ter com os animais de estimação e também responde dúvidas dos ouvintes. Mas se é bem-sucedida profissionalmente, o mesmo não se aplica à sua vida amorosa. Quando um agradecido ouvinte (Ben Chaplin) deseja retribuir pessoalmente os conselhos ditos de uma forma fina e bem-humorada, ele pergunta como ela é e, com medo de ser rejeitada, ela se descreve como sua vizinha (Uma Thurman), uma desajeitada modelo mas que é alta, loira e causa impacto logo que é vista. Ela não tinha intenção de aparecer neste encontro, mas quando a situação foge do controle a situação se complica, tanto para ela como para sua amiga. O cão do filme é um Mastiff Inglês

Feitiço do Coração, 2000
Comédia romântica que mostra o encontro de Bob, um viúvo, com a garçonete Grace, que acaba de receber um transplante de coração. O cão Mel tem um papel de destaque e é responsável por cenas memoráveis e tocantes ao longo do filme. Com David Duchovny e Minnie Driver.

A raça do cão é Buldogue Americano.

Fiel Amigo, 1957
Conta a história de um cão, que pertencia a um pioneiro desbravador, um pouco malandro. O cão tem muito trabalho para socorrer o dono.
Fluke - Lembranças de outra vida
Direção: Carlo Carlei.
Elenco: Matthew Modine, Max Pomeranc, Jon Polito, Nancy Travis, Eric Stoltz.

Empresário morre num acidente de carro e seu espírito reencarna num cachorro. Espécie de Ghost no mundo animal. A história, absurdamente, é baseada num best-seller escrito por James Herbert, que antes de virar filme era exibida como seriado de televisão com o título Full House.

Fluke é um Golden Retriever
A Gangue dos Dobermans, 1 e 2, 1972

Talentoso treinador condiciona Dobermans para praticar assaltos a bancos.  O filme foi responsável por um aumento na procura de dobermans na década de 70.

k9.jpg (12939 bytes) K9 - Um policial bom prá cachorro, 1989

Direção: Rod Daniel

Elenco: James Belushi, Mel Harris, Kevin Tighe
Detetive de polícia briguento e aloprado, persegue traficantes de drogas, considerando o caso como um 'assunto pessoal'. Sem parceiro, é obrigado a aceitar a companhia de um pastor alemão, também malandro e 'rixento'. Perseguições e piadas de humor negro. A grande presença fica por conta do cão, Jerry Lee, que nada tem a ver com Lassie ou Rin Tin Tin.
K911, 1999

Continuação do filme K-9. O chefe de polícia acredita que Jerry lee não tem mais a mesma agilidade e vigor. Novo parceiro é designado para o policial Dooly: a policial Welles e o cão Zeus. Mas eles se metem em encrenca e Jerry Lee é o único que pode ajudar.
K-9000 - Um Policial Mil Vezes Melhor
Policial trabalha com um companheiro muito especial: um cachorro superesperto que tem implantado em seu cérebro sofisticado equipamento eletrônico.
A Incrível Jornada, 1993
(Homeward Bound: The Incredible Journey)
Produção da Disney que mostra a amizade e solidariedade entre dois cachorros e uma gata siamesa. Eles se consideram abandonados pelos donos e decidem se unir numa viagem de volta para casa. Trata-se de uma refilmagem de uma história (escrita por Sheila Bunford) que o próprio estúdio Disney levou às telas em 1963, mas aqui com recursos técnicos mais elaborados quanto ao treinamento dos animais. Há uma continuação, "A Incrível Jornada II: Perdidos em São Francisco", feita pela Disney em 1996.
As raças dos cães: Bulldogue Americano e Golden Retriever.
Iron Will, 1994
Produção Walt Disney. A incrível aventura de um garoto e seus Huskies numa corrrida na neve para salvar sua família da crise econômica após a triste perda de seu pai. (Baseada em fatos reais )
Heck - ninguém segura esse cachorro, 1996
Titulo original: "Heck's Way Home".(1996) 
Aventura, Direção de Michael J. F. Scott. 
O cão Hector (Border Collie), é perseguido e pego pela "carrocinha", quando a família está de mudança para Vancouver. O cão espertamente consegue escapar e após vários dias de aventuras vai ao encontro dos seus donos. Vale a pena assistir!
Johnny & Clyde, 1995
(Johnny and Clyde)
Direção: William Bindley.
Elenco: Michael Rooker, Johnny White, Sam Malkin, David B. Nichols.
Adolescente fica amigo de um cachorro que pertencia a um ladrão que está foragido. O pai do menino, que é um policial, acaba usando o próprio filho e o animal para encontrar o criminoso.
Legalmente Loira 1 e 2
(Legally Blonde, 2001)
Direção: Robert Luketic

Elle Woods (Reese Whiterspoon) é uma garota que tem tudo que possa querer. Ela é a presidente da fraternidade de onde estuda, Miss Junho no calendário do campus e, além disso, uma loira natural. Elle ainda namora o mais bonito garoto de seu colégio, Warner Huntington III (Matthew Davis), com quem inclusive planeja se casar no futuro. Mas Elle tem um problema que incomoda Warner: ela é fútil demais! Até que, quando Warner vai estudar Direito na Universidade de Harvard, ele passa a namorar uma nova garota (Selma Blair) e decide largar Elle, que não se dá por vencida e decide estudar a fim de também passar para o curso de Direito e ainda por cima provar sua inteligência. A raça do cão da personagem principal é
Chihuahua.

Legalmente Loira 2 - Após descobrir que cães vêm sendo usados para testar cosméticos, Elle Woods decide por encampar a causa e ir até Washington, na tentativa de convencer políticos sobre o direito dos animais. Com Reese Whiterspoon, Sally Field e Luke Wilson.

Maskara, 1994
Filme com Jim Carrey, que acha no mar a estranha máscara de Loki, um deus escandinavo. Quando ele coloca a máscara, se transforma em O Máskara, que tem velocidade sobre-humana e um humor não-convencional. Apesar dos seus 'super' poderes, quem salva o dia é o Milo, seu cachorrinho, que veste a máscara mágica.
A raça do Milo, cachorrinho do personagem principal é Jack Russel.
Max, Fidelidade Assassina
Filme que retrata um Mastim Tibetano como um cão criado por mutação genética, extremamente agressivo e de inteligência acima do normal.
Melhor Impossível, 1998
O filme gira em torno do escritor Melvin Udal (Jack Nicholson), aparentemente uma pessoa grosseira, desagradável e amarga, mas que aos poucos se envolve com os problemas de seu vizinho gay (Greg Kinnear) que tem um cachorrinho de quem o personagem de Jack Nicholson tem que tomar conta e de uma mãe solteira (Helen Hunt), e acaba se revelando (ainda que a contragosto) um amigo bom e confiável. O forte dessa comédia são os diálogos ácidos e o show de interpretação do elenco. 
A raça do cãozinho do filme é Griffon de Bruxelas.
Meu cachorro Bobz
História de uma família que vive em uma região isolada e cria cães pastores (Border collies). Os problemas começam quando uns dos cães ataca as ovelhas que deveria pastorear e, pelos costumes locais, deve ser sacrificado.
Meu cachorro Skip, 2000
Conta a história de um cachorro e um menino com problemas de relacionamento. Narrado em primeira pessoa, com uma forte noção entre o relacionamento de pai e filho, visto por um angulo diferente. Após a perda de um grande amigo que vai para a Segunda guerra, Muniz encontra em um cão a verdadeira amizade.
Meu melhor companheiro, 1958
O filme é muito bom e, que eu saiba, um dos melhores já feitos sobre a amizade de uma criança com seu cão.
Onde Está o Tesouro, 1996
é um filme da Disney que conta a história de um Borde collie que foi treinado pelos donos, ladrões, a roubar as pessoas e assim ele enterra milhões de dólares em um parque. Quando seus donos são presos, ele vai para o canil onde acaba arrumando um novo dono, um garoto que faz de tudo para ajudá-lo a perder a mania de roubar. MAs os problemas começam quando os bandidos saem da prisão e começam a procurar pelo cachorro.
Shiloh - O Melhor Amigo, 1997
Um cachorro beagle foge de seu dono cruel e é adotado por menino, que lhe dá o nome de Shiloh. A afeição é mútua. No entanto, o pai dele força-o a devolver o cão a seu dono. O garoto fará o possível para comprar Shiloh.
Spot - Um Cão da Pesada, 2001

O agente Onze é um cão do FBI treinado para detectar narcóticos e é sempre usado para testemunhar contra gangsters, mas agora ele está sendo perseguido por um mafioso que pretende matá-lo. Para sobreviver, o cão foge e acaba entrando na vida do carteiro Gordon. O carteiro odeia cachorros e faz de tudo para infernizar a vida dos que encontra pelo caminho. Mas, interessado na bela vizinha, ele se oferece para cuidar de seu filho, James e acaba com um cachorro na sua vida. James que ficar com o agente Onze, pois ele acha que o cão está perdido começa então uma louca aventura que irá mudar a vida de todos os envolvidos.
A raça do cão Spot é Bullmastiff
Won Ton Ton - O cachorro que salvou Hollywood
Título original: Won Ton Ton - The dog that saved Hollywood
Na Hollywood dos anos 20, um cachorro consegue obter mais sucesso que muitos astros e estrelas famosos. Participação especial de personalidades que conquistaram o público na época, como Rhonda Fleming e Ritz Brothers

 

HH01490A.gif (2428 bytes)Seriados

vigilobo.gif (9012 bytes) lobo_v.jpg (7918 bytes)Vigilante Rodoviário

O Vigilante Rodoviário foi a primeira série brasileira filmada em película de cinema.

O seriado tinha como tema as aventuras do Inspetor Carlos e seu fiel amigo Lobo na luta contra o crime e a contravenção, a bordo de um Simca Chambord ou de uma Harley Davidson. A dupla era - sem os abusos decorrentes do uso inadequado da força - bastante simpática à população, inspirando proteção e segurança e veiculando mensagens educativas. O cão Lobo, que antes da série era chamado de King, morreu em 1965.

Para saber mais: Home Page do Vigilante

rintintin.jpg (19992 bytes)

Rin Tin Tin

São vários Rin-tin-tin atraves dos tempos,mas todos são descendentes do Rin-tin-tin original,um que se tornou muito popular foi o Rin-tin-tim 3, neto do original,que fez um seriado de TV muito assistido nos anos 50, que contava as aventuras do pastor alemão Rin Tin Tin.

lassie-cap.jpg (12198 bytes)

Lassie

Seriado. Continuação da série de filmes de grande sucesso cuja protagosnista era um Collie chamado Pal (fêmea apenas na ficção). Os filmes foram: O Regresso, O Filho de Lassie, A Coragem de Lassie, O Despertar, O Desafio e The Painted Hills. Em 'O Regresso' outra 'estrela' iniciava sua carreira: Elizabeth Taylor.

wish1.jpg (8642 bytes)wish2.jpg (6175 bytes)

Wishbone

Wishbone é um Jack Russel que sempre anda em busca de aventuras com seu dono Joe e seus amigos Samantha e David. Contudo, Wishbone não é um cachorro comum, já que possui uma grande imaginação e um extenso conhecimento da literatura clássica. Por isso, quando surge algum problema, Wishbone se perde em sua imaginação e compara com alguma situação de grandes personagens literários como Oliver Twist, Sherlock Holmes, Frankestein e até Dom Quixote.

Atualmente exibido pelo Fox Kids Network e Rede Cultura

rex2.jpg (17144 bytes) Comissário Rex

Seriado austríaco. Conta as aventuras de Rex, um pastor alemão que foi adotado pelo chefe de Polícia Moser, após a morte de seu primeiro dono em uma missão. Seriado premiado em diversos países.

Atualmente exibido pelo Multishow (Net/Multicanal)

Men, Women & Dogs

Comédia sobre jovens com um jeito curioso de conquistar mulheres. Jeremiah, Clay, Eric e Royce são amigos, têm por volta de 20 anos, moram em Los Angeles e realmente acreditam que o cachorro é o melhor amigo do homem. Frequentadores assíduos dos parques da cidade, têm como principal objetivo atrair mulheres interessantes através das possíveis relações entre seus cães e os delas. Entrando na idade adulta suas vidas e preocupações giram em torno de suas namoradas, carreiras e cachorros... não necessariamente nesta ordem.

Atualmente exibido pelo Canal Sony

 

Fonte: Guia de Vídeos; Guia de Filmes UOL; Cinemascópio, The Internet Movie Database Ltd; Site Vira-Lata; Site Saúde Animal, Coleção Nossos Amigos, os Cães; Site Dunas Brancas Kennel, site Adoro Cinema

 

   

Fale com a Gente

 
  Compartilhe
o Dogtimes
 

 

 


Voltar ao topo da página


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.