no ar desde 1998

 

Corte de Orelhas e Cauda - dúvidas freqüentes

 


É preciso cortar as orelhas dos cães?
Algumas raças foram criadas, desenvolvidas pelo homem com um determinado propósito, com uma função mais apurada que outras raças, e desde esta formação, observamos que o homem vem cortando as orelhas de cães de determinadas raças para protegê-los de prováveis injúrias, inflamações, dor, dilatação, infecção e vulnerabilidade na convivência com outros cães. Observamos que o corte de orelha tem uma finalidade fisiológica e não puramente estética, pois os cães com orelhas cortadas tem mais movimentos nas orelhas pelo seu tamanho reduzido e posicionamento ereto, e conseguem se proteger melhor dos problemas do dia a dia, aguçam mais a audição pelo formato em concha das orelhas, e mergulham melhor quando estão dentro da água. O corte de orelhas é opcional, mas é uma ação profilática, vai evitar problemas que fatalmente atingiriam seu cão em alguma fase de sua vida.

É preciso cortar a cauda dos cães?
A cauda principalmente em raças mais agitadas é um alvo de danos de pele, ósseos e musculares, as raças em que a caudectomia é indicada se portam menos deprimidas com afecções dos que as que a portam.

Qual a idade ideal para fazer o corte de orelhas? Qual a idade ´limite´?
O corte das orelhas deve ser feito de preferência 10 dias após a primeira vacinação do filhote, que normalmente ocorre por volta dos 60 dias de idade. Até os 4 meses de idade o corte pode ser feito sem maiores problemas, os veterinários mais habilitados podem fazer o corte das orelhas em qualquer idade, mas é sempre indicado com a menor idade possível.

Qual a idade ideal para fazer o corte dos rabinhos? Qual a idade ´limite´?
A cauda deve ser cortada até 10 dias de idade. Nesta fase, o filhote desenvolve uma cicatrização mais rápida, e tem menos desconforto com a intervenção. O ideal é no 5º dia. A cauda poderá ser cortada até o 4º mês de idade,mas sob técnicas mais sofisticadas de sutura, e sob risco de ter um tempo de cicatrização mais longo.

Quais os riscos do corte de orelhas?
Desde que feita com anestesia local e sedação, não tendo risco de óbito durante o procedimento, o risco maior seria não permanecer em pé como se pretende, exigindo outros recursos para colocá-las eretas.

É verdade que o corte de orelhas impede as otites?
Sim, pois as orelhas acumulam menor quantidade de cera, a temperatura do ouvido fica mais baixa, o desenvolvimento de fungos e bactérias ficará limitado, e com boa higiene a otite é praticamente é descartada.

Quais as recomendações principais e os cuidados necessários para uma boa recuperação após o corte das orelhas?
Fazer os retornos na Clinica quando solicitados regularmente para troca das bandagens, e seguir toda recomendação do veterinário. Nós indicamos o uso de uma pomada cicatrizante, não usamos suporte nem armações e nem colar elisabetano, possibilitando que o filhote fique em companhia dos irmãos neste período.

Tenho um dobermann de 7 meses que ganhei com a cauda inteira. Posso cortá-la?
Sim, desde que você se comprometa em manter o cão sob supervisão durante a cicatrização, exige critérios mais sofisticados do que num filhote recém-nascido.

Tenho um dogue alemão, com pedigree e tudo, com 5 meses mas estou tendo dificuldades em manter as orelhas que foram cortadas em pé. Até quando devo esperar que elas fiquem de pé?
Dependendo do problema que esteja ocorrendo agora, o defeito de postura pode ser corrigido já. Hoje existem técnicas para correção de orelhas injetáveis, e micro-cirurgias que o pós-operatório inexiste.

Tenho um filhote de york de três meses de idade, mas as orelhas dele não estão conforme o padrão da raça. Até que idade elas devem ficar eretas? É possível usar algum medicamento para isso? É verdade que é preciso usar uma tala?
A bandagem deve ser usada nesta condição, e dependendo do tamanho e rigidez da cartilagem dele, o resultado é rápido, basta que recorra a uma ajuda profissional, e de grande capacidade no assunto para dinamizar o resultado.

Eu tenho um boxer e não cortei as orelhas queria saber se ele pode participar de competições?
Pode, porém como aqui no Brasil a grande maioria dos Boxers tem as orelhas cortadas, é provável que o juiz não tenha preferência a cães com orelhas íntegras.

Tenho um filhote de pastor alemão, com 6 meses, mas suas orelhas não levantam. Sua alimentação é normal. Existe algum suplemento, ou vitamina para sua orelha se recuperar?
Sim, existem substâncias que suplementadas na dieta do cão podem contribuir para o fortalecimento e enrijecimento das orelhas, mas as bandagens estão indicadas neste caso.

Tenho um filhote de pastor belga, com 3 meses. Quando é que suas orelhas ficarão eretas?
Já deveriam estar se posicionando eretas, se não está ocorrendo, procure um veterinário que tenha esta especialidade para poder socorrer o seu cão.

Cortei as orelhas do meu boxer, mas elas ficaram tortas. Tem como resolver?
Sim, elas poderão ser recortadas, ou se o problema for de posicionamento poderão ser corrigidas cirurgicamente, ou através de bandagens.

É verdade que na troca de dentes as orelhas dos cães ficam caídas?
Por exigir um nível de cálcio elevado nesta fase de troca de dentes, as orelhas podem cair neste período, deve-se manter uma bandagem nas orelhas até que se posicionem corretamente.

Tenho um york com 3 meses e ele usa talas nas orelhas para ficarem direitas.Gostaria de saber até que idade ele vai ter que usá-las.Ultimamente quando troco as talas deixo as orelhas soltas por um bocado de tempo e elas ficam em pé só que ele começa a sacudir a cabeça e elas baixam outra vez.
Você pode fazer intervalos entre as bandagens, dede que as orelhas permaneçam eretas, se caírem deve ser refeita, se o período estiver se alongando muito, provavelmente necessitará de um auxílio cirúrgico.

Eu tenho um lindo dobermann de 13 meses, e uma de suas orelhas está caída. Gostaria de saber se pela idade ele pode fica com esse defeito, e se possível, algum medicamento ou lojas que vendam capacetes, pois o curativo que coloco não teve efeito.
Neste caso esta indicado uma correção cirúrgica, uma micro-cirurgia denominada sutura encoberta, ou a técnica do fio, onde o resultado é imediato, e não tem pós-operatório, aparatos como capacetes já estão superados.

Tenho um bull terrier com 11 meses e suas orelhas estão caídas. Gostaria de saber o que devo fazer se a algum medicamento ou se e recomendado cirurgia?
Neste caso esta indicado aplicação de Metacrilato ou Restlyne, ou uma correção cirúrgica, para que se tenha um resultado rápido e eficiente.

Fonte: Dr. Edgard Brito
www.edgardbrito.com
www.dobermanns.com.br

   

Veja também:

- Vacinação
- Como examinar seu cão no dia a dia?
- Emergência Veterinária

Em casos de emergência NÃO DEPENDA DA INTERNET. Tenha sempre o telefone do seu veterinário de confiança ou consulte a lista de serviços veterinários e hospitais 24 horas.

Fale com a Gente

 
  Compartilhe
o Dogtimes
 

 

 


Voltar ao topo da página


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.