no ar desde 1998

 

Cuidados no Pós-parto e principais dicas para cuidar de uma ninhada - Parte 2

 


Veja a continuação com as dúvidas mais comuns sobre o pós-parto e os cuidados com os filhotes e mãe

Desmame

Os primeiros dentinhos começam a apontar por volta dos 20/25 dias de vida. É neste ponto que deve começar a transição para a alimentação definitiva dos filhotes. Essa transição deve ser feita com calma para que os filhotes se acostumem com o novo alimento. Durante 15 a 20 dias, mesmo os filhotes alimentando-se de ração, é comum que a mãe ainda amamente algumas vezes por dia.

Para o desmame, procure oferecer papinhas de desmame para filhotes ou rações próprias para filhotes em forma de papa (amolecida em leite ou água morna), 3 a 4 vezes ao dia.

Na fase de desmame é altamente contra-indicado retirar todos os filhotes de uma vez. Isso porque o organismo da cadela, não tendo a cria para mamar, poderá fazer com que o leite se acumule e "empedre". Este processo pode causar a mastite.

Após o início do desmame é esperado que as tetas sequem sozinhas, devido à baixa estimulação dos filhotes. Caso isso não ocorra, uma boa dica para ajudar no processo é diminuir a quantidade de comida oferecida à fêmea. NÃO dê remédios para secar o leite por conta própria.

Tenho 2 cadelas em casa. Uma deu cria a 4 filhotes. Notamos que a outra apresentava as tetas cheias de leite. Com medo de que o leite empedrasse, pegamos 2 filhotes e colocamos junto com a que não havia parido, essa outra passou a tratá-los como cria sua. As 2 ficam no mesmo quintal. O problema é que a mãe verdadeira quer o seu filhote de volta. Por isso tem ocorrido violentas brigas. Os filhotes tem 30 dias. O que devo fazer?
Com esta idade você já deve desmamá-lo e separá-los das fêmeas para evitar mais transtornos.

Meu filhote tem 25 dias e sua mãe não deixa mais ele mamar, estou dando goldem filhotes mistura do com um pouco de água, faço uma papinha e dou, gostaria de saber se dando esta papinha é necessário dar água também já que no leite materno a todos os nutrientes e nessa papinha acredito q não
Sim. A partir da introdução da ração deve-se incentivar o consumo de água, caso o filhote não aceite deve-se incrementar a água na mistura com a ração.

Vermífugos, Vacinas e o novo lar

Após quanto tempo do nascimento posso dar vermífugo aos filhotes? A mãe deve tomar tb?
O ideal é fazer um exame de fezes da ninhada com 15 dias e dar o vermífugo indicado pelo veterinário tanto para a ninhada quanto para a mãe. Repetir o mesmo tratamento de 15 em 15 dias. O importante é que o novo proprietário deve seguir a orientação de veterinários, ou acompanhamento com exame de fezes para novas vermifugações, na impossibilidade fazer sempre dose e reforço a cada 2 meses até a idade de 6 meses depois a cada 4 meses.

Qual a idade mínima que um filhote deve ter para a 1ª dose de vacina?
A primeira dose da vacina deve ser dada após a 2ª vermifugação da ninhada. Recomenda-se que não sejam vacinados filhotes fracos e/ou que apresentem vermes. O mais comum é que a primeira dose seja dada a partir dos 40/45 dias de vida. O mais importante é que a vacina seja dada por um veterinário.

Qual a idade certa para separar a mãe dos filhotes e quando posso entregá-los para seus futuros donos?
Idealmente, os filhotes só deveriam deixar o lar de origem com 60 dias, mas é aceitável que os filhotes possam ser entregues aos novos proprietários após a vacinação, com no mínimo 45 dias. Antes desta data é altamente contra-indicado e cruel com o filhote separá-lo da mãe.
Lembre-se: entregue seu filhote ao novo proprietário como você gostaria de receber: saudável e pronto para fazer parte da sua família. Não se deve, de maneira alguma, entregar um filhote ao novo proprietário caso ele apresente qualquer tipo de sintoma estranho e que possa sugerir que precise de cuidados. A ninhada é de SUA responsabilidade.

Leia mais Pós Parto, Amamentação e Desenvolvimento dos filhotes

Colaboração da Médica Veterinária,
Dra. Adriana G Varella
Clínica Morada dos Animais

   

Veja também:

- Vacinação
- Como examinar seu cão no dia a dia?
- Emergência Veterinária

Em casos de emergência NÃO DEPENDA DA INTERNET. Tenha sempre o telefone do seu veterinário de confiança ou consulte a lista de serviços veterinários e hospitais 24 horas.

Fale com a Gente

 
  Compartilhe
o Dogtimes
 

 

 


Voltar ao topo da página


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.