no ar desde 1998

 
 

emile4.jpg (23385 bytes)

 

 

 
Personalidade Problemas comuns à raça Sobre o Pastor Belga O Filhote Padrão  
 

 

As 4 variedades de pastor belgaPastor Belga na verdade é um termo genérico que se aplica a quatro variedades de cães de pastoreio, que diferem entre si principalmente pela pelagem, tanto assim que o Padrão Oficial é o mesmo para os quatro ‘modelos’.

No Brasil, os Pastores Belgas ainda são pouco conhecidos, sendo que o mais popular, é o Groenendael, de pelagem longa e negra, normalmente confundido com o Pastor Alemão preto. As outras três são praticamente desconhecidas: Tervuren, de pelagem longa e dourada, o Malinois com sua pelagem curta e dourada e o Laekenois, que tem pelagem dourada, mas dura e levemente encaracolada, sendo que este é conhecido basicamente na Holanda.

Idênticos em muitos aspectos, cada uma das quatro variedades tem sua própria origem e antepassados.

A oficialização do ‘pastor belga’ enquanto raça deve-se a um aficionado, o então diretor da Escola de Veterinária de Cureghem chamado Adolf Reul, que, em meados do século XIX iniciou um censo entre os cães pastores da Bélgica para tentar obter um padrão único e razoavelmente homogêneo. Como resultado do censo, o prof. Adolf conseguiu estabelecer basicamente 3 variedades mais comuns de pastores: o de pelo comprido e preto; o de pelo curto dourado ou vermelho com pontas e máscaras pretos e os de pelo duro, de coloração cinza ou dourada. Aos poucos, a estes três tipo básicos, o Prof. Adolf incluiu um quarto tipo: o de pelo comprido e coloração dourada com pontas/máscaras preta. Em função da falta de homogeneidade, o clube belga de cinofilia da época recusou-se a inscrevê-los como raça independente, o que só seria feito em 1920.


Tervuren
Já os Tervuerens, outra variedade de pelo comprido, teriam como origem o cruzamento de dois cães de pelo curto, sendo que a fêmea era filha de um dos exemplares Groenendael.


Groenendael
Segundo alguns historiadores, o Pastor Belga Groenendael, seria descendente dos antigos cães de pastoreio da Europa Central e Deerhounds. Os Groenendael receberam esta denominação como homenagem ao proprietário do castelo de mesmo nome nas redondezas de Bruxelas.


Malinois
Os Malinois, freqüentemente confundidos com os pastores alemães em função da coloração de sua pelagem, tem como origem a própria seleção para a obtenção dos Groenendael, uma vez que durante os acasalamentos surgiram cães de pelagem curta e dourada, que deram origem a essa variedade e recebeu o nome da cidade belga de origem.


Laekenois
Os Laekenois, raros em todo mundo, descendem da mesma linhagem dos primeiros pastores Malinois, a partir da seleção dos exemplares que apresentavam pelo duro. Eram os cães favoritos da rainha Henrietta da Bélgica.

Tantas diferenças fazem com que os organismos internacionais classifiquem os Pastores Belgas de maneira distinta. A FCI, entidade internacional à qual a nossa CBKC está filiada, considera os quatro tipo como uma só raça. Já o American Kennel Club e o The Kennel Club inglês consideram as variedades Groenendael, Tervuren e Malinois como raças autônomas.


De maneira geral, os Pastores Belgas são cães bastante rústicos e habituados à vida ao ar livre, adaptando-se com facilidade aos mais diversos tipos de clima.

As quatro variedades apresentam grande necessidade de atividade, sendo extremamente ativos e brincalhões.

Em suas funções como guarda de rebanhos atuam com extrema eficiência, sendo considerada uma raça de trabalho por definição, o que explica sua utilização cada vez mais freqüente como cão de guarda e de defesa.

Extremamente inteligentes e com excelente faro, os pastores belgas tem aumentado em muito sua popularidade especialmente na Europa.

Apesar de manterem características comuns quanto ao temperamento, os pastores belgas apresentam ainda sutis diferenças, talvez mais relacionadas com o tipo de habilidade que desenvolveram.

emile2.jpg (13948 bytes)Os Groenendaels, apresentam um faro excepcionalmente bem desenvolvido e normalmente é treinado como cão de resgate. Extremamente afetuoso com os donos, é bastante eficiente como cão de guarda. Os Tervurens, apresentam um temperamento bastante semelhante aos Groenendael, sendo considerados apenas mais ciumentos.

Os Malinois também possuem um faro excelente, mas são considerados mais independentes do que os demais, não aceitando muito bem treinamentos rotineiros ou repetitivos. O Malinois faz parte do livro dos recordes, o Guiness Book, como o maior farejador de drogas de todos os tempos. Durante a ECO 92, no Rio de Janeiro, foi escolhido para fazer a segurança do então Presidente Bush. Entre as quatro variedades, é a que tem apresentado maior crescimento em termos de popularidade em todo mundo.

Pastor Belga LakenoisJá os Laekenois são considerados excelentes em sua função como guarda de rebanhos e menos sociáveis do que os demais.

Em função de sua enorme vitalidade, todas as variedades são excelentes competidores em esportes caninos, como o agility, que exige rapidez para vencer obstáculos, e o flyball, prova de habilidade em pegar uma bola e trazer ao dono.

Por serem cães muito afetuosos, os Pastores Belgas precisam ter contato constante com os donos para sentirem-se como ‘parte da família’. Desempenhando sua função de guarda, os belgas atuam de forma peculiar, não abandonando seu território para perseguir um invasor em fuga, o que é considerado uma herança de sua atividade de pastoreio original, quando não podiam largar o rebanho sozinho.

Os Pastores Belgas não costumam interagir facilmente com pessoas estranhas a não ser com a intervenção do dono.

No ranking de inteligência de Stanley Coren, publicado em seu livro "A Inteligência dos Cães", apenas as 3 variedade mais populares são classificadas, sendo que os Tervuren aparecem na 14ª posição, os Groenendaels na 15ª e os Malinois na 22ª posição.


boo1.jpg (14014 bytes)

 

Por suas características de grande inteligência e vitalidade, o filhote deve ser integrado rapidamente à rotina e hierarquia familiar. Nenhuma das variedades aceita bem castigos físicos e falta de espaço.

Como toda raça grande e de crescimento rápido, é extremamente importante acompanhar o desenvolvimento do filhote a fim de evitar problemas ósseos.

Uma dica importante na escolha do filhote diz respeito às orelhas. No início, as orelhas ficam caídas, devendo levantar-se entre o primeiro e o sexto mês de vida, por isso, ao escolher um filhote opte por aquele que tiver as menores orelhas, entre toda a ninhada, uma vez que sendo menores a chance de se ‘levantarem’ é maior.


bracie175.jpg (10087 bytes)Os Pastores Belgas, por serem cães rústicos e fundamentalmente dedicados ao trabalho não tem predisposição acentuada a doenças e sofre basicamente dos mesmos problemas de outras raças, entre os quais:

  • Displasia coxofemural

  • Epilepsia (cão tem convulsões, salivação intensa e, em alguns casos, perde o controle sobre as funções intestinais).

  • Atrofia progressiva da retina, desenvolvida por volta dos seis anos, que causa cegueira.

  • Pannus. Os vasos sangüíneos dos olhos incham e cobrem parte do globo ocular, causando cegueira. Aparece em geral, entre os cinco e sete anos de idade. Há tratamento à base de esteróides, como a cortisona, mas não elimina o mal. Apenas evita que avance. No Brasil não há notícia de sua incidência

No Brasil, onde a criação ainda é pequena, os Pastores Belgas sofrem com os efeitos da excessiva consangüinidade (acasalamento entre parentes) dos exemplares. Entre os problemas mais comuns estão:

  • Dorso arqueado para cima, o que prejudica a movimentação e implica em menor resistência para andar.
  • Cães com altura fora do padrão - pernaltas ou baixos demais.
  • Pelagem rala demais
  • Musculatura pouco desenvolvida
  • Orelhas muito longas (os Pastores Belgas devem tê-las de curtas a médias)

   

   

 

 

 

 

Referências Utilizadas

  • Revista Cães e Cia
  • Os Cães, editora Melhoramentos
  • Cães de Raça - Cães grandes
  • Coleção Nossos Amigos, os Cães
  • Todas as fotos: Belgians.com

Para Saber Mais:

 



.


Fale com a Gente


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.