no ar desde 1998

 

Escovar dente de cão é frescura?


Veja agora a segunda parte do artigo sobre as Periodontopatias. Gostaríamos, mais uma vez, de agradecer à Dra. Claudia Youle pela dedicação e carinho com que tem escrito para esta seção.

 


bafo.gif (33879 bytes)Não. Claro que não é todo o cão que irá permitir a escovação e nem todo o dono tem tempo ou se dispõe à escovar os dentes de seu animal 3 vezes por semana.

O tártaro acumula nos dentes dos cães da mesma forma que com que se acumula nos nossos. Quando os cães eram animais selvagens e caçavam seus alimentos, eles mastigavam pelos, matéria fibrosa como pulmões e roíam muito osso. Além disso, viviam livres e sem cuidados médicos obedecendo somente às leis da natureza: presa/predador e a lei do mais forte. Ou seja, o tempo médio de vida de um animal era muito menor que hoje e muitos dos problemas ligados ao tempo de vida, como o acúmulo de tártaro em questão aqui, muitas vezes nem chegavam a aparecer. Agora que são animais domésticos, de estimação e possuem donos preocupados com a sua saúde, tornam-se necessários cuidados antes ignorados.

Para retardar o acúmulo de tártaro que irá desenvolver uma série de doenças orais e infecções em outros locais do organismo, a escovação se faz necessária.

Como acostumar seu cão a escovar os dentes em 1 mês:

Semana 1

Procure um local calmo, na sombra e sem maiores distrações para seu cão. Sente-se com seu cão e enquanto fala com ele e faz carinho, passe seu dedo indicador por sua gengiva. Filhotes costumam estranhar mas logo se acostumam. Lembre-se a chave de qualquer treinamento ou condicionamento está em uma só palavra: persistência. Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo com muito carinho e petiscos se ele permitir que vc passe o dedo em sua gengiva e dentes.

escova.gif (13140 bytes)Semana 2

Enrole uma gaze no seu dedo e repita o processo para que ele se acostume com a textura estranha. Seções de 5 minutos 2x/dia.

Semana 3

Compre um antisséptico oral que contenha Clorexidine na formulação. O mais indicado para animais é o Periogard da Colgate. Embeba a gaze neste líquido e passe nos dentes do cão logo antes de levá-lo para passear.

A rotina fica assim:

carinho AG00092_.gif (502 bytes) escovação AG00092_.gif (502 bytes) carinho AG00092_.gif (502 bytes) passeio na rua.

Repita isso 2x/dia por uma semana.

Semana 4

Substitua seu dedo e a gaze por uma escova longa de cerdas macias e o Periogard pela pasta de dentes CANINA (nunca use pasta humana pois está é nociva ao estômago dos cães e gatos).

Repita a rotina de carinho AG00092_.gif (502 bytes) escovação AG00092_.gif (502 bytes) carinho AG00092_.gif (502 bytes) passeio na diariamente por uma semana e aos poucos diminua para 3x/semana e forneça biscoitos caninos (máximo de dois) após as refeições do seu animal.

Observações:

Algumas vezes os cães não se acostumam com as escovas, outras os donos não se acostumam em usá-las e preferem manter a "escovação" com a gaze enrolada no dedo. Sem problemas. Só é aconselhado que se alterne o uso do Periogard com a pasta canina pois este antisséptico oral usado à longo prazo pode amarelar os dentes do animal (reversível com a suspensão do uso).

Colaboração da médica veterinária
Dra. Claudia Youle da DentalVet -
especializada em tratamentos odontológicos

 

   

Veja também:

- Vacinação
- Como examinar seu cão no dia a dia?
- Emergência Veterinária

Em casos de emergência NÃO DEPENDA DA INTERNET. Tenha sempre o telefone do seu veterinário de confiança ou consulte a lista de serviços veterinários e hospitais 24 horas.

Fale com a Gente

 
  Compartilhe
o Dogtimes
 

 

 


Voltar ao topo da página


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.