no ar desde 1998

 

Xixi e Cocô no lugar certo


 

Ensinar um filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo não é difícil, mas requer paciência. Ao contrário dos gatos, os cães não nascem sabendo onde devem fazer xixi e cocô. Portanto precisamos ensiná-los de forma bastante clara. Esta é a primeira regra que se deve ensinar ao filhote.

Se o seu caso é de um filhote que acabou de chegar na sua casa, a coisa é bem simples. Os filhotes, principalmente as fêmeas, costumam “anunciar” que vão fazer xixi ou cocô: elas param de perna aberta, balançam a bundinha, e começam a agachar. Neste momento pegue-o no colo, e leve-o ao lugar certo. Como ele ainda não tem controle, começará a fazer o xixi (ou cocô) assim que você colocá-lo no chão. Então faça a maior festa para seu filhote! Elogie-o, dê um petisco, etc. Faça tudo isso enquanto ele estiver fazendo o xixi. Desta forma, ele irá saber que quando faz o xixi ou o cocô naquele lugar, você fica feliz.


Se ele voltar a fazer xixi no lugar errado, brigue com ele, pegue-o no colo, e leve-o de novo ao lugar certo. Então volte a elogiá-lo. Assim fica bem claro o CERTO e o ERRADO. Não vai demorar muito para ele ir sozinho ao local certo para fazer xixi ou cocô. Tome o cuidado de escolher como banheiro dele um local de fácil acesso, que não tenham portas no caminho, etc.

Este treinamento vai exigir de você, pelo menos inicialmente, uma vigilância constante. Por esta razão, quando você não puder ficar de olho no seu filhote, deixe-o restrito a uma área da sua casa (ou apartamento)  que englobe o banheiro dele. Em apartamentos, o melhor é deixá-lo restrito à área de serviço e, se for preciso, forre toda a área com bastante jornal. Com o tempo, vá colocando jornal numa área cada vez menor.  Outra opção que tem se mostrado muito eficiente é o uso de tapetes higiênicos.

Se seu cão já fez 4 meses e ainda não aprendeu onde deve fazer xixi ou cocô, então este treinamento será mais trabalhoso. Isto porque ele já elegeu lugares onde ele faz xixi e cocô, e provavelmente você não concordou com os locais que ele escolheu; e ele já tem controle urinário, o que faz com que o treinamento que descrevo acima não funcione, já que assim que você pegá-lo no colo, ele irá segurar o xixi até que possa voltar ao local que ele acredita ser o certo.  Para resolver este problema você terá que comprar um repelente de cães (interno se for dentro de casa, ou externo se for no quintal) e passar no local onde ele costuma fazer o xixi e o cocô. Este repelente tem um cheiro ruim, o que fará com que ele não chegue perto deste local.

O mais fácil, e eficiente, nestes casos é ensinar o seu cão a começar a fazer xixi e cocô na rua.  Desde que ele já tenha tomado todas as vacinas, e tenha sido liberado pelo veterinário para sair. Neste caso, você terá que sair com seu cão na rua várias vezes por dia no começo, podendo diminuir o número de vezes diárias conforme os dias forem passando. O mais indicado para o começo do treinamento é sair logo que ele acordar, depois das refeições, depois de beber água, e antes de dormir. Tome também o cuidado de não deixar ração à disposição dele o dia inteiro, pois isso pode fazer com que o funcionamento do intestino fique muito desregulado  Para fazer este treinamento você precisará de alguns biscoitos caninos, um Pipi Dog, e um saquinho de supermercado. 

Saia com seu cão na rua, e espirre um pouco do Pipi Dog num poste, ou árvore, e deixe-o cheirar por algum tempo. Ao sentir o cheiro do Pipi Dog, ele provavelmente terá também vontade de fazer xixi. Mas isto não é imediato, pode levar vários minutos, portanto não tenha pressa. Continue andando com seu filhote até que ele comece a fazer xixi. Então faça muita festa para ele, e dê um biscoito enquanto ele estiver fazendo o xixi. Isto fará com que ele saiba que fazer xixi na rua é bom!  Deixa você feliz, ao contrário de quando ele faz no seu tapete. 

Se você respeitar os horários indicados acima para sair com seu cão na rua, é provável que ele faça cocô também.  Neste caso também faça muitos elogios a ele e dê um petisco enquanto ele estiver fazendo cocô. Depois recolha o cocô, com o saquinho de supermercado que você trouxe de casa, e jogue-o na lata de lixo mais próxima.  Lembre-se: calçada não é banheiro de cachorro! Nada mais chato do que pisar em cocô de cachorro na rua!    

É importante salientar que seu cão pode levar algum tempo entre a vontade de fazer xixi, e a de fazer cocô, portanto não tenha pressa!  Comece este treinamento quando você tiver bastante tempo para dedicar a seu cão. Conforme os dias forem passando, seu cão já irá associar a saída para a rua, ao xixi e ao cocô, e este tempo ficará cada vez menor.

Dicas:

  • Alguns cães de raças menores costumam demorar mais para acertar o lugar certo de fazer xixi ou cocô, pois demoram mais para ter o controle urinário. Portanto tenha paciência.

  • Quanto mais cedo você ensinar o local certo ao seu filhote, mais fácil será o aprendizado.

  • Estes treinamentos devem ser feitos com a maior freqüência possível. Fazer uma ou duas vezes e desistir é o mesmo que não fazer nada.

  • Alguns filhotes fazem xixi quando os donos chegam em casa, por ficarem muito excitados. O melhor nestes casos é ignorar o filhote até que ele se acalme, então dê atenção a ele.

  • Cães muito submissos fazem xixi ao se sentirem intimidados pelos donos, ou mesmo por estranhos.  O melhor neste caso é tratar do filhote com muita delicadeza, para que ele não se sinta intimidado. Brigar com ele só piora as coisas.

  • Machos adultos e adolescentes fazem xixi em vários lugares da casa para marcar o território como seu.  Normalmente o macho levanta a perna antes de marcar o território, o que torna mais fácil antecipar o xixi.  Neste caso o indicado é limitar a presença do cão aos momentos em que ele pode ser vigiado.  E reprimi-lo assim que ele começar a levantar a perna. Outra medida eficiente é usar o repelente interno para cães nos lugares onde ele costuma fazer a marcação.

Boa sorte!

Maíce Costa Carvalho, adestradora
maice@dogtimes.com.br

   

Veja como praticar sua liderança e ensinar ao seu cão o que você quer dele, lendo as matérias sobre adestramento:

- senta
- deita
- vem ou aqui
- não pula
- não morder
- andando junto

Leia também: Manual do Filhote - tudo o que você precisa saber para educar bem o seu filhote.

Fale com a Gente

 

 
  Compartilhe
o Dogtimes
 

 


Voltar ao topo da página


  © COPYRIGHT M&M Arte Soluções Web  LTDA 1997-2014
Este site, suas fotos e textos, tem seus direitos autorais protegidos por lei.
É proibida sua reprodução parcial ou total sem autorização expressa e por escrito.