O Cão Ideal
Já tive uma cliente que ficava tremendamente infeliz pelo fato de seu cão não gostar de acompanhá-la em seus passeios diários. Quando ouvi tal reclamação, estranhei: normalmente esta é a atividade preferida dos peludos. Porém, assim que saí na rua com ela percebi qual era o problema: ela gostava de andar num ritmo bastante veloz, todavia, o seu cão, sendo um Basset Hound, JAMAIS seria capaz de acompanhá-la naquele ritmo, por ter pernas muito curtas. Este é um caso bastante clássico: apesar de querer um cão que a acompanhasse na rua durante sua caminhada, esta cliente adquiriu um cão de uma raça tremendamente sedentária, que poderia até passear com ela, mas nunca no ritmo que a proprietária gostaria. Outro história muito comum: A pessoa que mora num apartamento e quer um cão. Logo ela deseja um cão de porte pequeno, ou médio; que tenha pelo curto. Então ela escolhe ter um Beagle. Pronto: seus problemas apenas começaram. Apesar de ser de porte pequeno, o beagle é um cão de caça, que foi desenvolvido para correr grandes extensões de terra atrás da caça. Ele precisa de muita atividade, e sofrerá muito por ficar num apartamento o dia inteiro. Por conta desta inatividade, ele irá procurar o que fazer...e encontrará...começará a roer a mobília; roubar comida da cozinha; roer o seu sapato novinho, etc. Mesmo que você o deixe restrito a uma área onde ele não possa destruir nada, ele jamais terá a quantidade de atividades suficiente para deixá-lo saciado. Conclusão: ele será um cão tremendamente ansioso, agitado, e desobediente.
O primeiro aspecto a ser avaliado é o tipo de ambiente que este cão terá:
Outro aspecto muito importante é que tipo de temperamento queremos deste cão:
Depois de ter todos estes elementos em mão, está na hora de pesquisar sobre as diversas raças caninas que existem. Leia com atenção as matérias sobre cada raça; converse com veterinários e adestradores; não se esqueça dos criadores e dos proprietários. Cada um deles irá te dar uma visão diferente, mas que no geral poderão te dar uma boa base sobre cada raça. Evite cair em certos mitos, muito difundidos, mas muitas vezes enganosos:
Quando adquirimos um cão estamos iniciando um relacionamento que durará muitos anos. Algumas raças vivem de 8 a 10 anos, mas a grande maioria das raças vive bem mais que isso. Portanto, esta escolha deve ser feita com muito cuidado, e nunca no impulso. Muitas vezes temos o sonho de ter um cão de determinada raça, mas se esta raça não está de acordo com nosso estilo de vida, ou com a nossa disponibilidade, este sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Lembre-se: aquele cãozinho lindo que aparece na TV ou no cinema não nasceu assim (limpinho; educado;e penteado) Ele foi exaustivamente treinado! Tenha certeza disso.
|