Choradeira matutina

 

Não são poucos os donos de filhotes que me escrevem contando que desde que o filhote chegou, eles não conseguem dormir uma noite inteira, pois o filhote acorda de madrugada, e chora sem parar.  O que é preciso, em primeiro lugar, é entender porque o filhote faz isso, para então saber como resolver o problema.

Vamos do começo: seu filhote saiu de uma casa onde ele vivia – no mínimo – com a mãe, os outros filhotes da ninhada, e possivelmente até outros cães da matilha.  Ao acordar sozinho na nova casa pela primeira vez, tenha certeza de que tal filhote acredita piamente que houve um engano, e que ele só está ali sozinho porque sua matilha não percebeu.  Por conta disso, ele uiva e chora para avisar a matilha da sua localização. E ele chora sem parar! E logicamente o dono querendo dormir, e não ser execrado pelos vizinhos, aparece por lá para acalmar o filhote.  Neste exato momento este filhote aprende que se ele quiser a presença do dono é só ele começar a chorar e latir, porque o dono entenderá o recado, e cedo ou tarde aparecerá para aplacar a sua angústia. Ou seja: ao aparecer por lá enquanto o filhote chora este dono só está reforçando tal comportamento.

Muitos donos preferem imaginar que tal comportamento vai melhorar com a idade, já que o filhote se acostumaria com o local e com a nova rotina.  Muito pelo contrário! Com este tipo de procedimento, este filhote terá certeza de que a nova rotina é justamente chamar seu dono quando ele – filhote – acordar.  E por que não seria?  Como um filhote de cão pode adivinhar que nós humanos gostamos de dormir mais que ele?

Não existe mágica!  Se você quer que seu filhote se comporte de determinado jeito, você tem que ensiná-lo!  Raros são os maus comportamentos caninos que melhoram com a idade. E este não é diferente. A boa notícia aqui é que lidar com este problema é muito mais fácil do que parece. Tudo é uma questão de fazer com que o cão não associe a sua chegada ao chamado dele.  Desta forma ele acreditará que a qualquer momento você poderá aparecer, sem precisar de chamado.  O “x” da questão é aparecer para o cão antes que ele comece a chorar, e deste jeito ele aprenderá a te esperar sem ficar estressado.

Faça o seguinte: provavelmente seu filhote deve acordar mais ou mesmo no mesmo horário todos os dias – cão são animais de hábitos. No primeiro dia apareça para o cão uns 15 minutos antes do horário habitual da choradeira.  Então dê ração a ele, coloque água fresca, deixe-o com alguns brinquedos e ossos para que ele se distraia, e vá embora.  A cada dia atrase em 5 minutos a sua chegada, e certamente depois de uma semana seu cão não se lembrará mais que deste hábito de te acordar de manhãzinha.

Informações importantes:

  • Se seu cão começar a chorar antes que você chegue perto dele espere até que ele pare de chorar – nem que seja por uns 10 segundos – para só então aparecer.  Lembre-se que é fundamental que ele não associe a sua chegada ao choro dele.
  • Se, quando você for embora, o filhote voltar a chorar não volte para ficar com ele! Espere que ele se acalme e só então apareça.
  • Cães não têm noção de tempo, portanto você pode até acordar algumas horas depois dele, e ele não irá sofrer mais do que se você tivesse acordado 20 minutos depois da hora que ele acordou.  Porém, nunca é demais lembrar que cães não suportam o tédio.  Portanto certifique-se de que ele tenha vários brinquedos e ossos para se distrair enquanto estiver sozinho.
  • Você pode gostar de dormir bastante, mas seu filhote não pode ficar em jejum por muitas horas, portanto faça um esquema onde você possa suprir as suas necessidade e as do filhote ao mesmo tempo.

Leia também

Boa sorte!

Maíce Costa Carvalho, adestradora
maice@dogtimes.com.br