Cuidados no Pós-parto e principais dicas para cuidar de uma ninhada - Parte 1
Ter uma ninhada em casa é uma atitude que requer responsabilidade, tempo de dedicação e recursos para manter a saúde da mãe e de seus filhotes. É um processo trabalhoso e que requer grande disposição por parte do proprietário da fêmea. A saúde de uma ninhada começa com os cuidados que o proprietário deve ter com a cadela. É ela quem vai garantir a vida dos filhotes nos primeiros dias de vida e alimentá-los até que se proceda o desmame, em geral, a partir da 6ª semana de vida. A vermifugação no momento do acasalamento é uma boa recomendação para garantir uma gravidez saudável. Após a confirmação da gravidez, com aproximadamente 30 dias, é recomendável oferecer uma alimentação especial para a cadela gestante. Nesta fase final da prenhez, costuma-se oferecer ração de filhote para a fêmea, garantindo altos níveis de cálcio e proteína. Vermifugações DURANTE o período da gravidez são contra-indicadas.São possíveis a partir do 45° dia de gestação. Caso sua cadela seja ´peluda´ convém que ela tenha sido tosada antes do parto, evitando problemas com a amamentação e prevenindo acidentes, como filhotes que sufocam embaraçados no pelo da mãe.
Pós-Parto A cadela deve receber acompanhamento veterinário durante a gestação e, principalmente, no pós-parto. É sempre importante consultar seu veterinário de confiança para que ele faça uma visita à mãe e aos filhotes para verificar o estado geral da cadela, certificar-se se todos os filhotes realmente nasceram e se não há alterações na ninhada. Nas primeiras horas de vida, o filhote ingere e é capaz de absorver o colostro, um leite rico em anticorpos que são transferidos da mãe para a cria. É importante que os filhotes sejam amamentados pela mãe nas primeiras horas de vida. Existem casos em que nem todas as placentas foram expelidas com os filhotes e elas podem gerar uma infecção no útero, ou uma Piometra, deve-se estar atento ao trabalho de parto e se necessário procurara um veterinário. Num cão saudável as placentas e demais resto uterinos são eliminados em 15 ou 20 dias, na forma de corrimento sanguinolento, estando a fêmea e filhotes em boas condições. No caso de mães doentes os filhotes não se desenvolvem e a fêmea não se alimenta bem.
Após o nascimento dos filhotes, quanto tempo devo esperar para cortar os rabinhos?
Minha cadela deu cria esta noite, mas acho que ela não tem leite suficiente. Como saber isso com certeza?
Desde o dia do parto – há 4 dias – minha cadela não tem bebido água. Tenho algumas vezes incentivado através da seringa, mas ela sozinha não esta bebendo, e tem somente comido canja (ração e bolachinhas que ela tanto gostava não quer mais). O que fazer?
Após o parto minha cadela está com um cheiro muito forte. Posso dar banho nela?
Tenho 4 pastores, 2 machos e 2 fêmeas, a mais nova parece estar grávida se chama Krystal (1 e 10 meses), a outra é castrada, depois de uma ninhada, se chama Meg (4 anos), são mãe e filha. Pode haver problemas na hora do parto, por ciúmes?
Minha cadela deu cria e rejeitou um dos filhotes. O que devo fazer?
Minha cadela comeu todos os filhotes. Qual a explicação para este comportamento? Ela sempre vai fazer isso?
O período de amamentação é fundamental para o bom desenvolvimento dos filhotes. Neste período a cadela deve ser poupada de esforços e continuar recebendo alimentação especial. Os filhotes começam a mamar logo após o nascimento e através da amamentação adquirem os anticorpos passados pelo leite materno. Cadelas não vacinadas fornecerão bem menos anticorpos do que aquelas que tem a vacinação em dia. A cadela irá lamber os genitais e ânus dos filhotes o que os estimulará a defecar e urinar. A mãe irá comer os dejetos dos filhotes para manter sempre limpo seu ninho. Durante o período em que a cadela está amamentando seus filhotes, você pode notar o aparecimento de mamas inchadas na cadela. Você notará a inflamação das mamas visualmente: se estiverem afetadas e vermelhas leve a cadela ao veterinário. Essa inflamação é prejudicial à mãe e poderá até ser fatal aos filhotes.
Tenho uma poodle de 2 anos que deu cria há 4 dias. Percebi que quando ela esta amamentando ela fica com a respiração ofegante, isso é normal???
Minha cadela de labrador deu cria a nove filhotes, sei q ela não tem tantas tetas, como vou saber se todos estão comendo? Devo alimentá-los separadamente com uma seringa?
Minha cadela deu cria a 4 filhotes um nasceu morto, acontece que eu tenho alimentado ela com ração da Dog Chow adulto raça pequena e ração filhote alem de incluir leite, beterraba e cenoura junto, ela tem pouca quantidade de leite, pois os filhotes mamam toda hora, isso eh normal?
Gostaria de saber se posso complementar a alimentação dos filhotes, pelo menos durante o dia com leite de vaca?
Minha cachorra uma poodle deu cria (um casal) e um deles não consegue segurar a teta muito menos sugar, o que devo fazer? Desenvolvimento dos filhotes Os filhotes de cães nascem com os olhos fechados e com a entrada dos ouvidos protegida. São completamente dependentes do faro para sobreviver.
Tivemos uma ninhada de 3 filhotes. Um sadio e dois que com 36 dias de vida ainda não andam, só rastejam nas patas traseiras. Segundo diagnóstico veterinário os filhotes estão com luxção coxo-femoral congênita. O que fazer? Leia mais Desmame, Vacinas e o Novo Lar Colaboração da Médica Veterinária,
|