Incontinência Urinária

 

Este é um problema que afeta a muitos cães, e que causa bastante aborrecimento para seus donos.  A definição de incontinência urinária é simples: o cão por ter uma musculatura abdominal flácida não controla a sua bexiga e faz xixi involuntariamente. 

É fato que todo o filhote tem uma musculatura abdominal mais flácida e que tem dificuldade de controlar o xixi.  Tanto é que quanto mais jovem for o filhote, menos tempo ele consegue ficar sem fazer xixi.  Porém, quando o filhote faz xixi sempre que fica agitado, ou sempre que fica intimidado, isto não é imaturidade de sua musculatura :  é de fato uma incontinência urinária.

Tanto num caso como no outro, temos aqui mais um comportamento que pode ser revertido desde que este dono tenha sensibilidade de lidar com o problema sem tratar o cão com uma rigidez imprópria ao caso, ou com negligência, acreditando que com o tempo tudo se resolverá sozinho.

Temos aqui um mesmo sintoma causado por causas diversas, e, logicamente,  devem ser tratados de forma diversa.

Normalmente estes acidentes ocorrem em duas situações clássicas:

O cão fica muito agitado, e tal qual uma criança que faz xixi ao ter um ataque de riso, também acaba fazendo xixi por todo lado, sem o menor controle;

Brigar com este cão não resolverá nada, pois ele não faz xixi por que é descuidado ou sujo.  Ele simplesmente não tem controle de sua musculatura .  O que é preciso aqui é acabar com o que causa do problema: a agitação.  Sempre que este dono chega em casa, certamente o cão chega perto dele animadíssimo pulando – e fazendo xixi para todo lado. O que este dono deve fazer é ignorar este cão até que ele se acalme. Não se deve nem mesmo olhar para o cão! Então quando o cão estiver mais calmo o dono deve começar a falar com ele muito calmamente e bem baixinho.  Se o cão voltar a se agitar , o dono deve parar de falar imediatamente!  Deve parar de falar no exato momento em que o cão se agitar .  O que queremos aqui é que o cão entenda que sua agitação faz com que seu dono deixe de dar atenção a ele.  E, como tudo o que importa para um cão é que seu dono lhe atenção, não demorará muito tempo até que ele entenda que se ficar quieto terá a atenção tão desejada.

Eu sei que parece muito cruel o fato de ignorarmos um cão, mas se isso não for feito, este cão nunca aprenderá a se conter e esta incontinência durará para sempre.  E certamente este cão ficará cada vez mais afastado de seus donos que não irão querer um cão sempre cheirando a xixi.

É importante que este dono já esteja preparado, ao chegar em casa, para fazer tal treinamento , e parar de dar atenção ao cão no exato momento em que este se agitar . Com o cão calmo, este dono pode dar toda a atenção para seu filhote, desde que não faça com que o cão se agite novamente.  Fale baixinho; faça cafunés.  Este cão precisa aprender a ficar calmo! 

Com o tempo o cão entenderá que terá que se conter para ter a atenção de seu dono, e em rapidamente este comportamento calmo passará a ser natural para ele.  E certamente a incontinência acabará.

O cão é extremamente submisso e ao sentir intimidado por alguém ele faz xixi.  Este cão normalmente é muito sensível, e se sente o menos importante da matilha. Este xixi é feito por medo , e não por um problema de musculatura Ele pode até ser um filhote e por isto ter uma musculatura mais flácida, mas esta incontinência é estritamente comportamental, e o que é preciso se lidar aqui é com o medo dele.   Normalmente este cão se agacha e faz xixi no chão e, muitas vezes ele vira de barriga para cima em sinal de submissão.  Muitas vezes, inclusive , deita em cima do próprio xixi, o que deixa seu dono muito contrariado por ter um cão sempre cheirando a urina

O dono deste cão precisa ter muita tranqüilidade e sensibilidade para aprender a lidar com este cão mais tímido . Precisa também de um adestrador que use métodos de reforço positivo com este cão, pois estamos falando de um cão que se deixa intimidar muito facilmente. Por isso, delicadeza e experiência são fundamentais para que este adestrador possa fazer um bom trabalho

este dono precisa aprender com o adestrador – como fazer para que o cão se sinta amparado a acolhido por sua matilha.  É esta sensação de segurança que fará com que este cão mude de comportamento.  Este cão se sente sempre um intruso; aquele que não tem direito a nada na matilha. Cabe ao dono modificar este sentimento.

Nunca é demais lembrar que mimar o cão não é a solução . Para fazer parte da matilha este cão deve saber seus limites e respeitá-los. O que se precisa aqui é mostrar a este cão que ele é importante na matilha, mas que precisa respeitar as regras.

Boa sorte!

Maíce Costa Carvalho, adestradora
maice@dogtimes.com.br