Portuguesas com Certeza...

 


É uma das raças mais antigas da Península Ibérica, muito popular em Portugal. O nome da raça vem do nome do maciço central português, a Serra da Estrela, a mais alta do país, onde era tradicionalmente utilizada para a defesa dos rebanhos. 

O Cão da Serra da Estrela tem duas variedades de pelo: comprido ou curto. O pêlo é forte e grosso, mas não duro. Possui um sub pêlo fino e abundante. São admitidas apenas as cores fulvo, amarelo, lupino, unicolores ou malhados. A variedade de pêlo curto, que está em perigo de extinção e a de pêlo comprido, que é a mais popular.

É um cão de porte grande (altura 62-72cm e peso 40-50kg), muito usado como guarda de casas e propriedades. Apesar do seu poder presencial, o Cão da Serra da Estrela não é muito expansivo e é bastante dócil com todos especialmente com as crianças. Devido ao seu grande porte e às suas anteriores utilizações como cão de guarda e defesa de rebanhos, é um cão que necessita de um treino adequado e cuidadoso.



Padrão da Raça

 


O Cão d'Água Português é um cão muito utilizado como ajudante dos pescadores, para os quais puxava as redes de pesca. Excelente nadador e mergulhador, era utilizado na função de 'retriever', ou recuperador. 

Na década de 60, sofreu grande baixa em sua população, chegando ao ano de 1960 com apenas cerca de 50 exemplares. Hoje em dia é mais utilizado como cão de alarme e companhia. 

Na década de 70, o Guiness Book, atribui-lhe o título da raça canina mais rara do mundo. Felizmente, criadores de várias partes de Portugal empreenderam um grande esforço e salvaram a raça da extinção.

O pêlo é tosado no quarto traseiro, até quase à ponta da cauda, ficando uma pluma característica. Esta raça tem ainda a particularidade de possuir uma membrana interdigital muito desenvolvida que lhes permite uma melhor adaptação ao meio aquático e assim nadar melhor. Supõe-se que seja um dos ancestrais do Poodle.

O Cão d'Água Português possui duas variedades de pelo, uma com o pelo comprido e ondulado e outra com o pelo mais curto e crespo. Não possui sub pêlo. As cores aceitas são o branco, preto, castanho ou malhado. 

É um cão de porte médio (altura 43-57cm e peso 16-25Kg), de constituição robusta e ágil. Apesar de ser utilizado principalmente para a função de companhia e como cão de exposição, em diversos locais como Portugal e Estados Unidos, amantes da raça realizam provas práticas que testam a aptidão deles à sua função original.



Padrão da Raça

 


O Cão da Serra d'Aires teve origem nos cruzamentos entre o Cão pastor da Catalunha e Cães pastores dos Pirinéus e por causa da expressão do seu nariz tem o apelido de "cão macaco". É um cão inteligente e ativo, utilizado na guarda e condução de rabanhos de carneiros e outros animais. É amigável para os que com ele convivem, contudo, pode ser extremamente desconfiado, devido a uma certa timidez, e agressivo para desconhecidos. É um animal pouco barulhento, que se adapta com facilidade à vida urbana.

O Cão da Serra d'Aires possui uma pelagem longa e ondulada. As cores vão desde o amarelo, ruivo, castanho, cinza e negro.

O Serra d’Aires foi muito popular em Portugal nas décadas de 50 e 60, mas perdeu lugar para outras raças e enfrentou dificuldades com a evolução na forma pela qual os rebanhos eram conduzidos.

É um cão de porte médio, medindo cerca de 41-48cm de altura e peso 12-18Kg


O Cão de Castro Laboreiro é uma raça rara mesmo em Portugal. Nativo de uma pequena vila no norte do país, é onde se encontra a maioria dos exemplares da raça.

Utilizado para proteger o gado e as propriedades, ficou por muito tempo isolado em sua vila natal por causa das péssimas condições das estradas que a ela conduziam. Foi só no início da década de 70, com a melhoria dos caminhos de acesso à região, que a raça começou a ser introduzida em outras localidades portuguesas. 

O Cão de Castro Laboreiro é um cão 'tipo mastim', bastante obediente e protetor, e muito afetuoso com as pessoas da família.

É um cão de porte grande (Altura: 52 cm a 60 cm. Peso: 23 kg a 34 kg). Possui pelagem curta e é aceito nas cores cinza, com riscas escuras, amarronzadas ou avermelhadas.



.


Fale com a Gente