Portuguesas com Certeza...- Parte 2

 


O Cão de Fila de São Miguel, também conhecido como 'Cão das Vacas' por sua habilidade no pastoreio destes animais é reconhecido pela FCI há menos de 1 década e pouco a pouco, vai ganhando espaço em seu país de origem. Em 1998, foram quase 600 os cães registrados pelo Clube Português.

Seu nome é devido ao seu local de origem, a Ilha de São Miguel, a maior do Arquipélago dos Açores. Segundo os criadores, tem um temperamento semelhante ao do Rottweiler; aceitando a presença de estranhos que se mostrem amigáveis com os donos, mas, reagindo de maneira agressiva em caso de necessidade. 

É considerado um cão muito inteligência e que aprende facilmente a executar diversas tarefas. Como cão de condução de gado leiteiro morde normalmente baixo para não ferir o úbere das vacas. Tratando-se de gado tresmalhado morde mais alto.

A sua estatura para os machos varia de 50 a 60 cm de altura e para as fêmeas de 48 a 58cm. O seu peso é de 25 a 35 Kg para os cães e 20 a 30 Kg para as cadelas. 

Possuem pelagem curta, lisa, densa e pelo áspero, ligeiramente frangeado na região anal e posteriores. A sua cor varia entre fulvo, amarelo ou cinzento, nas tonalidades clara e escura, obrigatoriamente raiados podendo possuir manchas brancas na região frontal, podendo ainda ser manalvo ou quadralvo. A cauda deve ser amputada pela 2 ou 3 vértebra. As orelhas são normalmente cortadas em redondo.



Padrão da Raça

 


O Perdigueiro Português é um cão que teve sua origem nos antigos Pointers da península ibérica e sua presença em Portugal é datada do século XIV. O primeiro padrão da raça foi elaborado na década de 30.

Acredita-se que seja uma das raças que deram origem aos Pointers modernos, como o Pointer Inglês. Ainda exerce sua função original na caça, sendo um cão de aponte e recuperação da peça abatida. Apesar de suas qualidades na função, sofreu um forte impacto no início do século XIX com a introdução das raças estrangeiras como os Setters e o próprio Pointer Inglês.

Como todo cão de caça, tem um temperamento dócil e bastante apegado aos donos. 

A cabeça dá a impressão de ser bem volumosa pelo seu formato quadrado, com um stop bem marcado. Seu pelo é curto e pode ser apresentado nas cores amarela ou castanha, unicolor ou malhada de branco.

É um cão de porte médio (altura máxima 53 para fêmeas e 56 cm para machos, aceitando-se um desvio de 3 cm para mais ou para menos.



Padrão da Raça

 


O Podendo Português, assim como o Teckel, é apresentado em 3 tamanhos e em 2 tipos de pelagem: pelo liso ou duro.

Quanto ao tamanho, o Podengo Grande mede de 55 a 70 cm; o Médio, de 40 a 55 cm e o Pequeno de 20 a 30 cm

É um cão utilizado também para a caça, sendo que cada tamanho especializou-se num determinado tipo de presa. O Podengo Português pode variar em tamanho, podendo ser pequeno, médio ou grande. As variedades pequena e média são bastante comuns em Portugal, sendo usadas em matilha para a caça, em particular ao coelho. O Podengo Português Grande é bastante raro, correndo perigo de extinção, sobretudo a variedade de pêlo liso. São utilizados em matilhas de caça grossa, nomeadamente na caça ao javali, sendo mesmo a única raça portuguesa usada para esse fim.

Podem ser utilizados também na caça em matilhas.



Padrão da Raça

 


A origem do Rafareito é bastante obscura mas estima-se que ele seja fruto de acasalamentos entre os cães molossos que viviam no planalto tibetano e que migram para a península ibérica durante as guerras de conquista.

Foi um cão originalmente utilizado para a guarda dos rebanhos e posteriormente para guarda de propriedades. Seu padrão oficial foi elaborado em 1953.

Como cão de guarda, exerce sua função de meneira bastante equilibrada, sendo especialmente ativo durante a noite. Especialmente dócil com crianças, não é considerado um cão de 'ataque' e sim de 'defesa' uma vez que é um cão de grande porte e com um latido bastante característico e alto.

Nas décadas de 60 e 70 sofreu uma acentuada queda de popularidade. No entanto, graças à atuação de criadores e da Câmara Municipal de Monforte, foi criado um programa especial de melhoria e recuperação da raça.

É um cão de grande porte (altura de 66 a 74 cm e peso entre 43 e 50kg), com pelo Curto ou médio, espesso e liso. Pode ser visto nas cores preta, amarela, lobo, malhada e tigrada com mesclas de branco.



.


Fale com a Gente