Roer e Coçar é só começar!
O ambiente em que o cão fica é fundamental. Nenhum cão, de nenhuma raça é adequado para viver na solidão. Os cães não suportam ficar sozinhos o dia inteiro. Tal situação é completamente oposta à sua natureza. Nas matilhas de cães selvagens a ninhada jamais fica sozinha, e a educação dos filhotes é feita por toda a matilha. Além disso, todo o aprendizado canino que é baseado nas conseqüências imediatas de cada ato. Estando sozinho o filhote não tem nenhuma referência de comportamento, e se sente completamente desprotegido. Mesmo assim, sabemos que esta é uma condição comum na vida de muitos cães. Cães precisam ter companhia! Isto é mais importante até do que ter espaço. Há muitos cães que ficam, às vezes, vários dias presos num quintal sem quase ter contato com seu dono. Este é o tipo de cenário muito propício para desenvolver um comportamento muito ansioso. Outro fator fundamental para gerar um cão ansioso é o dono permissivo. Este dono não impõe qualquer limite a seu cão, e nem de longe sabe o que significa liderança. Sem líder este filhote se sente perdido, acreditando ser ele o líder da matilha.
DE uma forma ou de outra, o que este dono precisa é olhar mais atentamente para as necessidades deste cão. SE ele está apresentando este comportamento compulsivo, é sinal se tal cão precisa ter mais atividade. Passeios diários são muito benéficos. Também não podemos nos esquecer das eternas bolinhas, mordedores, ossos de couro de boi, e ossos reais. É preciso se criar um hábito de regularmente dar um osso novo ao cão, ou algum outro brinquedo que o distraia. Lembre-se sempre de procurar brinquedos que seu cão goste, e não você! Brinquedos muito molinhos podem ser muito bonitinhos, mas não vão agradar ao seu cão que quer algo mais consistente para mastigar. Fuja também daqueles ossos ocos. Não tem o que roer! Conheço poucos cães que gostam desses. Procure ossos que exijam bastante tempo para serem consumidos. Desta forma seu cão ficará entretido mais tempo, e ficará tranqüilo.
Leia também: Cães Solitários Dicas de ouro para ter um cão educado Depressão Entendendo a lógica canina Quem é o chefe? Meu cachorro não fica só! Manual do Filhote - tudo o que você precisa saber para educar bem o seu filhote. Boa sorte! Maíce Costa Carvalho,
adestradora
|