Alergia em cães e gatos
A alergia em cães e gatos é uma doença de origem genética que causa uma inflamação crônica da pele. A alergia em cães e gatos acomete animais no mundo todo, sendo o grupo de doenças de pele mais diagnosticado no atendimento de pequenos animais. A sua prevalência é tão frequente em animais quanto em pessoas. A alergia em cães e gatos é uma resposta imunológica exacerbada após a exposição a substâncias que tem potencial alérgeno. Alérgeno é toda aquela substância capaz de desenvolver resposta de hiperssensibilidade. Os alérgenos mais comuns são: picadas de insetos, ácaros, fungos, pólens e até mesmo proteínas da dieta. O principal sintoma de alergia em cães e gatos é a coceira, denominada prurido, que na maioria dos casos é intenso. Outros sintomas incluem vermelhidão, descamação, cheiro forte e queda de pêlos. A alergia em cães e gatos muitas vezes é a causa primária de problemas de pele persistentes. Importante notar que nem toda a coceira é causada por alergia em cães e gatos. Outras doenças como infecções de pele, hormonais e até mesmo sarnas podem causar sintomas semelhantes. O prurido ou coceira pode se manifestar como mordedura ou lambedura das patas, inflamações de orelha e até arrancamento de pêlos. Animais com prurido grave podem até se mutilar.
As principais formas de alergia em cães e gatos são:
A alergia em cães e gatos predispõe a doenças secundárias como infecções recorrentes, dor crônica e estresse. As alergias acometem desde animais jovens até maduros, a maioria dos casos manifestam os primeiros sintomas entre 1-5 anos de idade. O diagnóstico de alergia é um diagnóstico clínico que exige formação e experiência dermatológica do veterinário. Existem exames complementares que podem auxiliar na identificação do alérgeno, como os testes alérgicos intradérmicos. A alergia em cães e gatos é uma doença que não tem cura, mas devidamente tratada é possível o controle e o tão merecido bem estar. O tratamento de alergia em cães e gatos consiste em controle da coceira, prevenção de contato com os alérgenos, banhos frequentes com produtos adequados, dieta especial, manejo ambiental e até mesmo imunoterapia. Dicas para o banho de cães e gatos alérgicos:
A exposição contínua aos alérgenos piora os sintomas como a coceira intensa, estresse, infecções secundárias e pode levar ao sofrimento com baixa qualidade de vida. Dr. Ricardo
Migliano CRMV-SP 15690 |